quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Para estudantes: Plano de Guerra para passar de ano!

Geralmente usamos o nome Plano de Guerra para um planejamento financeiro em caso de desemprego, mas a situação que abordarei neste post é tão grave que não consegui pensar em outro nome e decidi pegar emprestada essa expressão.

Este post é para estudantes, principalmente para Ensino Fundamental e Médio. Especificamente, falo para os alunos que levaram o ano estudando mais ou menos, sem se dedicar muito e que agora precisam de muitos pontos para passar de ano.

Então, quem não percebeu ainda, o ano já está caminhando para o fim... o calendário escolar encerra no início de dezembro, a maior parte das provas já ocorreu e a maior parte dos pontos já foi distribuída.

Então, se você está na situação de que ainda precisa de muitos pontos para passar de ano, aí vão algumas dicas para você refletir antes de comprometer todo o seu tempo e o dinheiro dos seus pais com aulas particulares. Tente colocá-las em prática que com certeza fará muita diferença em seu desempenho.

1- Tome consciência exata da sua situação:  ela é tranquila, grave, muito grave ou gravíssima? Lembre-se que ficar na média ou acima da média é muito difícil se você não conseguiu isso nas etapas anteriores. Avalie sua situação pensando na quantidade de pontos, na sua habilidade com a disciplina em questão e a quantidade de disciplinas para serem trabalhadas.

2- Assuma sua condição! Se sua situação é grave, assuma e não tente fingir que está tudo sob controle.  Sendo assim, adote uma postura diferente e foque no seu objetivo!

3- Identifique sua dificuldade: geralmente os alunos tiram notas ruins por três motivos principais: falta de estudo, dificuldade no conteúdo ou por dificuldade na interpretação das questões.

4- Conheça seu ritmo. Pense em que horário você consegue se concentrar e estudar melhor e priorize esse tempo.

5- Organize seu tempo de estudo! Para isso, primeiro escreva o que você fez em cada dia da última semana, por exemplo:

Observe que, embora os dois indivíduos não tenham estudado nem um minuto em casa, o indivíduo B está em uma situação pior, pois ele não sabe o que fez em 6 das 24 horas do dia. Lembre-se que o tempo é um recurso muito precioso (falei sobre isso no post de 02 de maio).

Depois de saber com o que você gastou seu tempo na última semana, pense o que você poderia fazer diferente na próxima, considerando que você precisa estudar e dedicar tempo e esforço para isso. É hora de fazer escolhas e deixar de lado alguns compromissos.

6- Aprenda a estabelecer limites e dizer não. Ninguém deveria estar mais interessado em melhorar essa situação do que você mesmo, afinal de contas, você é quem vai enfrentar as consequências destas suas escolhas, seja ficando em recuperação ou arcando com os problemas de uma reprovação. Sendo assim, você é o principal responsável por estabelecer seus limites e dizer não aos compromissos que não contribuirão para o seu objetivo. Lembre-se que é temporário e que você só está neste plano de guerra porque não se planejou antes.

7- Aproveite ao máximo o tempo nas aulas. Tempo é o que você não tem para desperdiçar agora, então esqueça qualquer ideia de mexer no celular ou contar um caso durante a aula. Aproveite esse tempo e isso facilitará muito seu estudo em casa.

8- Treine muito a resolução de questões. Essa será a forma como você será avaliado, então, merece toda a importância! Destaque os comandos e as informações necessárias do enunciado,  isso faz muita diferença!

9- Reveja suas provas antigas e analise seus erros. Isso vai te ajudar a identificar suas dificuldades e evitar que você cometa os mesmos erros novamente.

10- Procure ajuda! A primeira pessoa que você deve procurar é seu professor. Acredite mais nele que em seu professor particular! Por mais que você se sinta envergonhado de procurar seu professor pois você “malandrou”o ano inteiro, acredite em mim, ainda assim ele vai ficar feliz em perceber que você decidiu reagir.

Além disso, também vale pedir ajuda aos colegas, tanto para estudar com você e te ajudar nas dificuldades, quanto para te incentivar a cumprir seu horário de estudos.

Nestas situações, um professor particular também costuma fazer muita diferença e ajuda demais (afinal de contas, é guerra!!!), mas peça indicação e dê preferência para alguém com experiência... neste momento evite os universitários sem experiência em sala de aula, pois eles sabem muito o conteúdo, mas geralmente não sabem o que é importante focar e as principais dificuldades dos alunos.

11- Por fim, estude, estude e estude... você colherá os resultados do seu esforço!

Se precisar de mais ajuda para se organizar e organizar seus estudos, entre em contato conosco ou acesse www.horizontescoaching.com.


Por Sabrina Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário