quinta-feira, 20 de junho de 2013

Como se alimentar melhor em viagens!

Atendendo a alguns pedidos, escreverei sobre como se alimentar melhor em viagens!

Antes de começar a ler as dicas sobre como comer bem em viagens, você deve responder uma pergunta: Isso é uma prioridade pra você?

Tem gente que se alimenta bem sempre e quer aproveitar as férias para não preocupar com isso... ÓTIMO!!!!! Tem gente que vai viajar e a prioridade máxima é economizar. Ótimo também... neste caso vale até usar aquela estratégia de comer o máximo que consegue no café da manhã pra não precisar almoçar (hahaha, já usei várias vezes).

Pra mim por muito tempo não foi prioridade, mas hoje, eu me preocupo constantemente com minha alimentação e vi que nos períodos de férias em que eu não cuidava disso, atrapalhavam meus hábitos, meu peso e fazia com que parte do meu trabalho nisso, fora das férias, fosse perdido.

Eu consegui comer bem em grande parte das minhas últimas viagens e planejo continuar assim nas próximas, se minha irmã cooperar (minha próxima viagem é pra casa dela e espero que ela leia este post).

Sendo assim, se comer bem é uma prioridade sua inclusive nas férias, aí vão algumas dicas que tenho utilizado e que estão funcionando comigo:

- Manere no café da manhã e coma mais ou menos o que você já está acostumado a comer (essa é a dica mais difícil de todas!).

- Dê preferência para ficar em locais com cozinha. É ótimo para preparar um macarrão ou um sanduíche. Além disso, aprenda receitas da sua região. Tive ótimas experiências fazendo pão de queijo, brigadeiro e caipirinha em uma "noite brasileira". A caipirinha eu nunca tinha feito e por isso procurei no google mas mesmo assim eles me acharam uma expert (haha).



 Foto da noite brasileira que eu e meu marido preparamos para nossos amigos em Santiago.


- Vá a um supermercado e compre produtos para lanche. É uma ótima oportunidade de comprar frutas diferentes. Com estes hábitos conheci o abacaxi mais doce do mundo em Manaus, um melão sensacional no deserto do Atacama, além de cerejas, amoras e maçãs diferentes no Chile e no Canadá. Eu gosto de comprar frutas, biscoitos, barrinhas, sucos, leite e sucrilhos. Assim consigo ficar entre as refeições principais comendo essas coisas, sendo que a maioria dá facilmente para carregar na bolsa.

- Divida os pratos com outra pessoa em restaurantes, geralmente eles dão com folga pra duas pessoas.

- Evite tomar muito refrigerante. Em casa eu não bebo nada nas refeições, mas quando eu viajava era um refrigerante pra cada refeição (claro que não no café da manhã). Agora também não costumo beber e não faz falta.

- Exercite-se. Não tem nada a ver com diretamente com a alimentação, mas fazer exercícios também me ajuda a comer melhor e não me dá a sensação de que chutei o balde. Gosto muito de andar de bicicleta pra conhecer a cidade. Se conseguir duas vezes por semana já é muito bom! Quando eu era adolescente eu viajava pro Rio com minhas amigas e uma das partes que eu mais gostava era alugar bicicleta pra andar na orla. Já aluguei bicicleta em vários outros  lugares: Toronto, Vale do Loire, Morro de São Paulo (na areia não é tão boa ideia assim), Deserto do Atacama (definitivamente não é uma boa ideia porque é só terra e entra tudo na garganta) e Toulouse. Além disso, fazer caminhada também é muito bom e para os adeptos à corrida também é excelente.  

- Peça indicações aos moradores. É uma ótima maneira de encontrar restaurantes regionais, bons e com preços mais em conta. Conheci a melhor padaria do mundo em Quebec pedindo indicação!!

- Planeje-se. Pense no que você quer comer de diferente, nas refeições que fará, não espere estar morto de fome pra procurar um lugar...


E acima de tudo, aproveite MUITO sua viagem!!! 

Por Sabrina Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário