quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Aprendendo a gastar $$$

Embora a maioria dos meus clientes diga que já nasceram sabendo gastar dinheiro, acho que é necessário para todo mundo pensar em como está gastando este recurso.

Não é apenas aprender a gastar, mas aprender a gastar com sabedoria, deixando a vida melhor e sendo coerente com as nossas prioridades.
O primeiro passo para aprender a gastar com sabedoria é se conhecer, conhecer o que é importante para você e qual o seu perfil financeiro (veja o nosso post do dia 1º de agosto).

As estratégias para quem é gastador, descontrolado ou desligado serão abordadas em um próximo post. No momento quero falar para os poupadores sobre como aprender a gastar e para isso falarei de mim mesma.
Então, sou uma poupadora, fixo em um objetivo e não meço esforços para consegui-lo. No entanto, em 2006 morei a trabalho na França e no final da minha estadia minha irmã (super fofa) encontraria comigo e faríamos uma viagem longa pela Europa.

Eu ganhava bem, recebia em euros, mas eu juntava tudo o que eu podia para essa viagem. A viagem foi ótima, nos divertimos e passeamos muito, mas quando eu voltei eu vi que se eu soubesse gastar com sabedoria eu tinha aproveitado muito melhor meu tempo em que eu morava na França... a ÚNICA coisa que eu comprei para mim neste tempo foi um cachecol em um dia que fazia muito frio... eu não comia muitas coisas diferentes e nem passeava muito, economizando para meu objetivo final.

Eu percebi que eu deveria saber gastar melhor... afinal de contas, eu sempre trabalhei muito e seria bom e saudável que eu pudesse usufruir deste dinheiro não apenas para meus objetivos futuros, mas também para aproveitar as coisas boas do presente.

Desde então passei a separar mensalmente uma parte do meu salário, ainda que pequena, para eu gastar com coisas para mim, ainda que fossem caras, ainda que eu não achasse necessárias, mas que eu gostaria...
Quando eu casei eu achei que seria essencial continuar tendo esse meu dinheiro e sugeri que meu marido também tivesse o dele e só temos resultados positivos disso (muitos resultados positivos).

Com isso, minhas experiências nas últimas viagens foram MUITO diferentes e resolvi compartilhar minha experiência da última viagem (em julho, para os Estados Unidos).
Para essa viagem, eu tinha juntado nos meses anteriores R$ 1300,00 para gastar com coisas para mim... isso deu aproximadamente $ 500,00 e eu pude comprar várias coisas que eu queria, que eu precisava, que não precisava mas achei bacana e eu vi que consigo aproveitar melhor o resultado do meu trabalho... Coloquei uma foto do que comprei com esses $500,00:

Foram 12 camisas, 2 calças, uma bota, uma bolsa, dois relógios, um óculos escuro, uma armação de óculos de grau, vários produtos para cabelo e de maquiagem, um lenço e uma garrafinha térmica.

Se eu não tivesse esse dinheiro separado provavelmente eu não teria comprado nem 20% dessas coisas, pois eu não me sentiria à vontade gastando o dinheiro (agora meu e do meu marido) com estes produtos, embora meu marido sempre me apoiasse nisso...

Além disso, nós temos algumas divisões em relação ao que poupamos: parte é para a aposentadoria, parte para nossos planos em médio prazo (mais ou menos 5 anos) e parte é para nossas viagens, que é uma prioridade hoje para a gente.

Conheço muitas pessoas e alguns clientes que já se beneficiaram com essa estratégia... Se você é poupador vale a pena tentar e olhar não só para o futuro, mas também para o hoje.

Se precisar de ajuda para se organizar financeiramente, consulte nossos serviços ou nosso site www.horizontescoaching.com

Por Sabrina Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário