quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Quanto custa manter um carro?

Existem muitos fatores que nos motivam a comprar um carro: a comodidade, a grande utilidade, condições de parcelamentos longos, preços baixos, em alguns momentos IPI reduzido e a má qualidade do transporte público...

Está tão fácil comprar um carro que não é raro vermos famílias com 3 pessoas e 4 carros! Enquanto o número de filhos diminui nas famílias, o número de carros e de vagas aumenta...

O problema é que a maioria das pessoas calcula apenas o custo para comprar o carro e se esquece do quanto o carro desvaloriza por ano, dos gastos com manutenção, seguro, IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, combustível, lavagens e oficina.

O Jornal Metro dessa semana publicou o custo médio mensal para manter um carro considerando todos esses fatores. Como acabei de renovar o seguro do meu carro achei os valores bem razoáveis e a média de km rodados por ano considerada também acho que está próxima da realidade.

O valor surpreende... o custo MENSAL de um Fox 1.0 e de um Siena 1.0 chega a R$ 830,00 (não estou falando aqui de prestação, isso é apenas para manter o carro!)!!! Impressionante, não é? Veja os custos mensais dos 10 modelos mais vendidos: 


É difícil ter essa noção exata, quando vários dos gastos com carro geralmente não ocorrem em todos os meses, como seguro, oficina e IPVA. Por esse motivo sempre incentivo meus clientes a calcularem anualmente, tanto a receita quanto a despesa em cada área.

É extremamente importante considerar esse custo mensal no momento de pensar a compra de um carro, principalmente quando é um segundo, terceiro ou quarto carro da família... por esse valor muitas vezes vale mais a pena andar de táxi, ônibus, metrô e negociar as caronas dentro da família.

Embora eu tenha achado os valores do estudo próximos à realidade, uma coisa eu tenho certeza (e como poupadora que sou, me sinto até orgulhosa neste momento!): faço uma ENORME economia na parte relativa à lavagem do carro e agora tenho um bom argumento para deixar o carro sem lavar por muito tempo!!! 

A Horizontes Coaching tem ajudado muitos clientes a organizarem suas finanças planejando melhor os seus gastos! Se você tem interesse neste serviço entre em contato conosco ou acesse www.horizontescoaching.com.


Por Sabrina Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário