Há alguns anos atrás, trabalhei em
um lugar que recebia hóspedes. Éramos 11 pessoas morando e trabalhando lá, e
nossas tarefas iam desde fazer rapel e caminhada com os hóspedes até cozinhar e
fazer faxina. Como cada dia uma pessoa diferente era responsável por uma
tarefa, existiam várias regras de organização para tudo funcionar
perfeitamente.
Uma das coisas que eu aprendi foi
separar tudo por cor. Se você (e somente você) limpa a sua casa, talvez isso
possa parecer uma bobagem. Mas quando outras pessoas usam panos, esponjas e
escovas para limpar diferentes ambientes, ter uma cor pra cada coisa pode
evitar alguns transtornos (do tipo encontrar por acaso uma esponja do banheiro
lá na cozinha).
Na minha casa eu decidi escolher uma
cor para a cozinha, outra para o banheiro e outra para o restante da casa.
Ficou assim:
Além disso, eu também escolhi uma
cor para os baldes que seriam para deixar roupas de molho e outra cor para os baldes
que seriam usados para panos de chão. Você pode também escolher uma cor para os
materiais de lavar o carro e evitar ouvir aquela perguntinha básica do marido:
“Amor, qual pano eu posso usar?”
Se você já tem muitos materiais de
limpeza em casa e não pretende se desfazer deles para comprar novos de outras cores,
uma boa alternativa é a caneta que escreve em tecidos. Você pode escrever:
POEIRA, COZINHA, BANHEIRO, VASO SANITÁRIO e o que mais você quiser para deixar
tudo organizado. Nesse caso, aproveite para guardar os panos em caixas de cores
diferentes (uma para cada ambiente, por exemplo), evitando que você precise
desdobrar o pano para ler o que está escrito.
Por Nina Soeiro
adorei a ideia das cores,vou aplicar em minha casa
ResponderExcluir