quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A geração Y e a necessidade de planejamento

A chamada geração Y abrange os jovens que nasceram entre 1980 e 2000 (alguns autores consideram de 1978 a 1994).  



Essa geração viveu e vive em um contexto de prosperidade econômica, liberdade política e de democracia. Não passou por grandes rupturas sociais, tem habilidades com tecnologia e inovações tecnológicas. Além disso, são filhos de famílias que tinham como um dos principais objetivos prepará-los para o futuro.

Como principais características, essa geração é sensível às injustiças, convive bem com a diversidade, têm excelente formação acadêmica e buscam desafios e qualidade de vida.

Além de todas estas características, a geração Y apresenta dois aspectos muito fortes:

- A busca constante pelo prazer e por novos desafios.

- A pressa e ansiedade.

Estes dois pontos tornam esta geração impulsiva nos relacionamentos, nos gastos financeiros, na alimentação e no trabalho. Além disso, a busca constante pelo prazer e por novos desafios explica a falta de interesse destes jovens em passar muito tempo na mesma empresa e até mesmo a troca constante de relacionamentos. (Observação: não é difícil notar que a geração X, que representa os indivíduos imediatamente mais velhos, prioriza a estabilidade, seja no emprego ou nos relacionamentos).

Isso é tão sério, que em uma pesquisa do Ibope Mídia, 32% dos jovens afirmam possuir tendência de gastar dinheiro sem pensar. Além disso, estes jovens ficam em média 2 anos em cada emprego, o que é muito baixo, quando comparamos com a média de 6 anos da geração um pouco mais velha.

O problema é que parte da geração Y começou a assumir responsabilidades, se casaram, compraram imóveis, tiveram filhos... e agora não dá mais para correr sempre para o local de trabalho que dá mais prazer. Isso gera muitas vezes frustração e infelicidade.

Além disso, por não conseguir se planejar, muitos jovens não têm conseguido (e provavelmente não conseguirão) alcançar seus objetivos a médio prazo (não vou nem comentar a longo prazo...).

Foi neste contexto de Geração Y que o Life Coaching tem crescido muito. O Life Coaching trabalha as habilidades de disciplina e planejamento, que é exatamente a fragilidade desta geração.

Portanto, se você pertence a esta geração e percebe que precisa de se planejar mais, os primeiros passos são:

- escrever seus objetivos a curto (até 1 ano), médio (1 a 5 anos) e longo (mais de 5 anos) prazo.

- a partir disso, pense e escreva o que você  precisa fazer para alcançar seus objetivos.

- avalie periodicamente seus objetivos e seu envolvimento para alcançá-los.


Com esforço e dedicação você conseguirá se planejar melhor e caminhar para conseguir o que você sonha! 

Por Sabrina Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário