quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A geração Y e a necessidade de planejamento

A chamada geração Y abrange os jovens que nasceram entre 1980 e 2000 (alguns autores consideram de 1978 a 1994).  



Essa geração viveu e vive em um contexto de prosperidade econômica, liberdade política e de democracia. Não passou por grandes rupturas sociais, tem habilidades com tecnologia e inovações tecnológicas. Além disso, são filhos de famílias que tinham como um dos principais objetivos prepará-los para o futuro.

Como principais características, essa geração é sensível às injustiças, convive bem com a diversidade, têm excelente formação acadêmica e buscam desafios e qualidade de vida.

Além de todas estas características, a geração Y apresenta dois aspectos muito fortes:

- A busca constante pelo prazer e por novos desafios.

- A pressa e ansiedade.

Estes dois pontos tornam esta geração impulsiva nos relacionamentos, nos gastos financeiros, na alimentação e no trabalho. Além disso, a busca constante pelo prazer e por novos desafios explica a falta de interesse destes jovens em passar muito tempo na mesma empresa e até mesmo a troca constante de relacionamentos. (Observação: não é difícil notar que a geração X, que representa os indivíduos imediatamente mais velhos, prioriza a estabilidade, seja no emprego ou nos relacionamentos).

Isso é tão sério, que em uma pesquisa do Ibope Mídia, 32% dos jovens afirmam possuir tendência de gastar dinheiro sem pensar. Além disso, estes jovens ficam em média 2 anos em cada emprego, o que é muito baixo, quando comparamos com a média de 6 anos da geração um pouco mais velha.

O problema é que parte da geração Y começou a assumir responsabilidades, se casaram, compraram imóveis, tiveram filhos... e agora não dá mais para correr sempre para o local de trabalho que dá mais prazer. Isso gera muitas vezes frustração e infelicidade.

Além disso, por não conseguir se planejar, muitos jovens não têm conseguido (e provavelmente não conseguirão) alcançar seus objetivos a médio prazo (não vou nem comentar a longo prazo...).

Foi neste contexto de Geração Y que o Life Coaching tem crescido muito. O Life Coaching trabalha as habilidades de disciplina e planejamento, que é exatamente a fragilidade desta geração.

Portanto, se você pertence a esta geração e percebe que precisa de se planejar mais, os primeiros passos são:

- escrever seus objetivos a curto (até 1 ano), médio (1 a 5 anos) e longo (mais de 5 anos) prazo.

- a partir disso, pense e escreva o que você  precisa fazer para alcançar seus objetivos.

- avalie periodicamente seus objetivos e seu envolvimento para alcançá-los.


Com esforço e dedicação você conseguirá se planejar melhor e caminhar para conseguir o que você sonha! 

Por Sabrina Oliveira 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Já fez backup hoje?



Há muitos anos atrás, uma amiga minha que cursava enfermagem se deu conta, já no final do último semestre de graduação, que o ó único lugar onde ela tinha gravado seu trabalho de conclusão de curso era no seu computador. Ela fez uma cópia do arquivo que já estava quase finalizado em disquete e uma semana depois teve seu computador roubado.

É uma história quase trágica, mas eu conheço outras bem piores. Uma vez em Belo Horizonte, uma pessoa que teve seu laptop e HD externo roubados dentro do seu carro colocou uma faixa na rua oferecendo ao ladrão dinheiro para ter tudo de volta.

Por maior que seja o valor de um computador ou um HD externo, perder seus arquivos pode trazer um prejuízo incalculável.

Não sou nenhuma expert em informática e a minha intenção aqui não é dizer qual a melhor maneira de fazer um backup dos seus documentos, mas lembrá-lo da importância de fazer isso.

Aqui vão algumas dicas baseadas justamente em histórias de pessoas que eu conheço e em opiniões de quem entende do assunto:

  • Arquivos importantes não podem ser guardados em um único lugar, você talvez só dê a eles sua devida importância quando perdê-los.

  • CDs têm sim um “prazo de validade” e Pen Drives podem queimar a qualquer momento, prefira um HD externo para armazenar a cópia dos seus arquivos importantes.

  • Se os únicos lugares onde seus arquivos estão armazenados são no seu computador e no deu HD externo, eles não deveriam andar juntos. Deixá-los no carro pode ser uma péssima ideia e se você for viajar deixando seu computador para trás, talvez seja interessante deixar o seu HD externo na casa de um amigo ou parente.

  • Você pode optar também por armazenar seus arquivos na “Nuvem”, lembrando que para acessá-los você precisará apenas estar conectado à internet. Eu, mineira e desconfiada que sou, não tenho coragem de manter meus arquivos todos e apenas por lá, mas se você acha mesmo que o Obama não tá nem aí pra você, vá em frente!

  • Cópias de segurança devem ser feitas com freqüência, especialmente se você estiver trabalhando em algum projeto grande ou se tiver acabado de baixar aquelas fotos que você não pode perder de jeito nenhum. Por isso, se você não tem um programa que faz backup dos seus arquivos regularmente para você, anote na sua agenda para fazer isso de tempos e tempos.

Eu acabei de atualizar o meu, e você?

Por Nina Soeiro

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional


Achar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tem sido um grande desafio. É um desafio para mim, para meus amigos e familiares e para a maior parte dos meus clientes.

É extremamente difícil ser coerente e investir tempo, dinheiro e esforço em nossas prioridades pessoais e no trabalho. É fácil ver pessoas que trabalham 10 a 12 horas por dia e que não têm tempo para ir à academia ou para ficar com a família.

Recentemente conheci o termo “Blurring”, que deriva da língua inglesa e serve para definir essa mistura entre vida pessoal e profissional. Sabe qual a surpresa? Em uma pesquisa recente, os brasileiros ficaram em segundo lugar (atrás apenas dos chineses) na lista dos povos que mais fazem blurring.



Para essa pesquisa foram avaliados, entre outros critérios, o hábito de levar o computador para os períodos de férias ou finais de semana e enviar e-mails profissionais de casa antes de ir trabalhar ou até mesmo antes de dormir.

Embora muitas pessoas acreditam que o blurring pode melhorar o desempenho profissional, com certeza ele prejudica muito a qualidade de vida da pessoa.

Muitas vezes é necessário fazer uma separação bem definida da vida pessoal e profissional, como por exemplo:

- Definir horários específicos. Para quem trabalha muito em casa ou faz seus próprios horários isso é ainda mais importante. Lembre-se de que: quanto mais liberdade, mais disciplina temos que ter para poder aproveitá-la.

- Separar e-mails, facebook e telefones. Muitas vezes isso não é necessário, mas nada pior do que um aluno, paciente ou cliente ligando durante a madrugada ou final de semana (é claro que não estou considerando casos de urgência...).

Por fim, é sempre importante avaliar como estamos investindo nosso tempo, afinal de contas isso reflete como investimos nossa vida.

Se você precisa de ajuda para organizar e planejar melhor sua vida, suas prioridades e seu tempo, entre em contato conosco e conheça nossos serviços em www.horizontescoaching.com.  


Por Sabrina Oliveira 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Como dobrar toalha de mesa redonda

                                                                                     
                                                                                     Por Nina Soeiro

sábado, 2 de novembro de 2013

Dicas para guardar suas bolsas


As bolsas mais encorpadas devem ser guardadas em pé, uma ao lado da outra. Você pode guardá-las em uma prateleira ou até mesmo em uma gaveta profunda, o importante é não empilhá-las. Dessa maneira você consegue visualizar tudo de uma vez e escolher mais rápido qual vai usar.

Para mantê-las em pé, eu uso um travesseiro de bebê como enchimento, é super prático e evita que elas deformem.




As bolsas que não tem volume e são mais molinhas podem ser empilhadas. Lembre-se que se você guardá-las em uma gaveta a visualização será mais difícil.




As carteira e bolsas pequenas podem ser guardadas em um caixa ou até mesmo em uma gaveta. No caso da caixa, opte por uma sem tampa, é muito mais prático! Se você precisar empilhar várias caixas, opte por modelos transparentes ou coloque etiquetas para identificar o que está lá dentro.


Por Nina Soeiro