terça-feira, 12 de novembro de 2013

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional


Achar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tem sido um grande desafio. É um desafio para mim, para meus amigos e familiares e para a maior parte dos meus clientes.

É extremamente difícil ser coerente e investir tempo, dinheiro e esforço em nossas prioridades pessoais e no trabalho. É fácil ver pessoas que trabalham 10 a 12 horas por dia e que não têm tempo para ir à academia ou para ficar com a família.

Recentemente conheci o termo “Blurring”, que deriva da língua inglesa e serve para definir essa mistura entre vida pessoal e profissional. Sabe qual a surpresa? Em uma pesquisa recente, os brasileiros ficaram em segundo lugar (atrás apenas dos chineses) na lista dos povos que mais fazem blurring.



Para essa pesquisa foram avaliados, entre outros critérios, o hábito de levar o computador para os períodos de férias ou finais de semana e enviar e-mails profissionais de casa antes de ir trabalhar ou até mesmo antes de dormir.

Embora muitas pessoas acreditam que o blurring pode melhorar o desempenho profissional, com certeza ele prejudica muito a qualidade de vida da pessoa.

Muitas vezes é necessário fazer uma separação bem definida da vida pessoal e profissional, como por exemplo:

- Definir horários específicos. Para quem trabalha muito em casa ou faz seus próprios horários isso é ainda mais importante. Lembre-se de que: quanto mais liberdade, mais disciplina temos que ter para poder aproveitá-la.

- Separar e-mails, facebook e telefones. Muitas vezes isso não é necessário, mas nada pior do que um aluno, paciente ou cliente ligando durante a madrugada ou final de semana (é claro que não estou considerando casos de urgência...).

Por fim, é sempre importante avaliar como estamos investindo nosso tempo, afinal de contas isso reflete como investimos nossa vida.

Se você precisa de ajuda para organizar e planejar melhor sua vida, suas prioridades e seu tempo, entre em contato conosco e conheça nossos serviços em www.horizontescoaching.com.  


Por Sabrina Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário