quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Já fez backup hoje?



Há muitos anos atrás, uma amiga minha que cursava enfermagem se deu conta, já no final do último semestre de graduação, que o ó único lugar onde ela tinha gravado seu trabalho de conclusão de curso era no seu computador. Ela fez uma cópia do arquivo que já estava quase finalizado em disquete e uma semana depois teve seu computador roubado.

É uma história quase trágica, mas eu conheço outras bem piores. Uma vez em Belo Horizonte, uma pessoa que teve seu laptop e HD externo roubados dentro do seu carro colocou uma faixa na rua oferecendo ao ladrão dinheiro para ter tudo de volta.

Por maior que seja o valor de um computador ou um HD externo, perder seus arquivos pode trazer um prejuízo incalculável.

Não sou nenhuma expert em informática e a minha intenção aqui não é dizer qual a melhor maneira de fazer um backup dos seus documentos, mas lembrá-lo da importância de fazer isso.

Aqui vão algumas dicas baseadas justamente em histórias de pessoas que eu conheço e em opiniões de quem entende do assunto:

  • Arquivos importantes não podem ser guardados em um único lugar, você talvez só dê a eles sua devida importância quando perdê-los.

  • CDs têm sim um “prazo de validade” e Pen Drives podem queimar a qualquer momento, prefira um HD externo para armazenar a cópia dos seus arquivos importantes.

  • Se os únicos lugares onde seus arquivos estão armazenados são no seu computador e no deu HD externo, eles não deveriam andar juntos. Deixá-los no carro pode ser uma péssima ideia e se você for viajar deixando seu computador para trás, talvez seja interessante deixar o seu HD externo na casa de um amigo ou parente.

  • Você pode optar também por armazenar seus arquivos na “Nuvem”, lembrando que para acessá-los você precisará apenas estar conectado à internet. Eu, mineira e desconfiada que sou, não tenho coragem de manter meus arquivos todos e apenas por lá, mas se você acha mesmo que o Obama não tá nem aí pra você, vá em frente!

  • Cópias de segurança devem ser feitas com freqüência, especialmente se você estiver trabalhando em algum projeto grande ou se tiver acabado de baixar aquelas fotos que você não pode perder de jeito nenhum. Por isso, se você não tem um programa que faz backup dos seus arquivos regularmente para você, anote na sua agenda para fazer isso de tempos e tempos.

Eu acabei de atualizar o meu, e você?

Por Nina Soeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário