segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

$$$ Dicas financeiras para os jovens! $$$

Em meu último post (dia 28 de novembro), escrevi sobre as características da geração Y. Entre muitas vantagens (boa formação, aceitação da diversidade e facilidade com novas tecnologias), encontram-se também duas grandes fragilidades dessa geração:

- a impulsividade.
- a necessidade de prazer constante.

A busca constante pelo prazer e a urgência em tudo faz com que os jovens não tenham sucessos em alcançar vários de seus objetivos, principalmente a médio e longo prazo. Isso gera frustração e um crescimento menor do que o potencial destes jovens poderia permitir.

No coaching trabalhamos exatamente o planejamento e disciplina, que são as ferramentas essenciais para lidar com a impulsividade e com a necessidade de prazer constante.

Participei de uma reportagem do Jornal Estado de Minas do dia 24 de novembro, com o título:

“Os jovens e a difícil tarefa de poupar”.

Nessa reportagem foram abordados os aspectos relacionados à falta de planejamento e à impulsividade e demos algumas dicas que gostaria de compartilhar aqui no blog:



Se você precisa de ajuda para alcançar seus objetivos ou se organizar financeiramente, procure um Life Coach, você ficará surpreso do quanto uma orientação profissional pode te ajudar nesse processo.

Conheça mais dos nossos serviços pelo WWW.horizontescoaching.com ou entre em contato comigo pelo e-mail contato@horizontescoaching.com


Por Sabrina Oliveira 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Indicações, dicas e ideias

Já aconteceu de você entrar em uma livraria e ficar tentando lembrar o nome do livro que aquele seu amigo indicou? Ou talvez em uma locadora procurando um filme...

Boas dicas são preciosas! Mas para que você possa realmente utilizá-las, não pode guardá-las só na memória ou em um pedaço de papel qualquer que você sabe que vai perder.

A agenda que eu estou usando este ano veio com um bloquinho e eu resolvi usá-lo só para escrever as indicações de quase tudo que eu recebia. Para isso, eu criei as seguintes categorias: Filmes, Livros, Sites/Blogs, Lojas, Restaurantes, Lugares/Hotéis, Profissionais e Outros. Na categoria Profissionais eu anoto indicações de médicos, marceneiros, pintores, etc. E na categoria Outros entra todo o resto: uma cor de esmalte que eu gostei, uma máquina fotográfica que me indicaram, um bom vinho...

Eu já comprei a minha agenda para o próximo ano e como ela não vem com um bloquinho separado, eu reservei as últimas páginas para as minhas anotações. E depois de um ano eu resolvi criar mais algumas categorias, como a de Presentes: sabe quando você vê alguma coisa que é a cara daquela sua amiga, mas o aniversário dela é só daqui a alguns meses? (E você sabe que quando finalmente chegar a hora de comprar um presente você já vai ter esquecido o que queria comprar?) Para isso a nova categoria!

Não deixe de anotar suas ideias e as dicas e indicações dos seus amigos logo que recebê-las. Eu não confio só na minha memória, e você?

Por Nina Soeiro

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A geração Y e a necessidade de planejamento

A chamada geração Y abrange os jovens que nasceram entre 1980 e 2000 (alguns autores consideram de 1978 a 1994).  



Essa geração viveu e vive em um contexto de prosperidade econômica, liberdade política e de democracia. Não passou por grandes rupturas sociais, tem habilidades com tecnologia e inovações tecnológicas. Além disso, são filhos de famílias que tinham como um dos principais objetivos prepará-los para o futuro.

Como principais características, essa geração é sensível às injustiças, convive bem com a diversidade, têm excelente formação acadêmica e buscam desafios e qualidade de vida.

Além de todas estas características, a geração Y apresenta dois aspectos muito fortes:

- A busca constante pelo prazer e por novos desafios.

- A pressa e ansiedade.

Estes dois pontos tornam esta geração impulsiva nos relacionamentos, nos gastos financeiros, na alimentação e no trabalho. Além disso, a busca constante pelo prazer e por novos desafios explica a falta de interesse destes jovens em passar muito tempo na mesma empresa e até mesmo a troca constante de relacionamentos. (Observação: não é difícil notar que a geração X, que representa os indivíduos imediatamente mais velhos, prioriza a estabilidade, seja no emprego ou nos relacionamentos).

Isso é tão sério, que em uma pesquisa do Ibope Mídia, 32% dos jovens afirmam possuir tendência de gastar dinheiro sem pensar. Além disso, estes jovens ficam em média 2 anos em cada emprego, o que é muito baixo, quando comparamos com a média de 6 anos da geração um pouco mais velha.

O problema é que parte da geração Y começou a assumir responsabilidades, se casaram, compraram imóveis, tiveram filhos... e agora não dá mais para correr sempre para o local de trabalho que dá mais prazer. Isso gera muitas vezes frustração e infelicidade.

Além disso, por não conseguir se planejar, muitos jovens não têm conseguido (e provavelmente não conseguirão) alcançar seus objetivos a médio prazo (não vou nem comentar a longo prazo...).

Foi neste contexto de Geração Y que o Life Coaching tem crescido muito. O Life Coaching trabalha as habilidades de disciplina e planejamento, que é exatamente a fragilidade desta geração.

Portanto, se você pertence a esta geração e percebe que precisa de se planejar mais, os primeiros passos são:

- escrever seus objetivos a curto (até 1 ano), médio (1 a 5 anos) e longo (mais de 5 anos) prazo.

- a partir disso, pense e escreva o que você  precisa fazer para alcançar seus objetivos.

- avalie periodicamente seus objetivos e seu envolvimento para alcançá-los.


Com esforço e dedicação você conseguirá se planejar melhor e caminhar para conseguir o que você sonha! 

Por Sabrina Oliveira 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Já fez backup hoje?



Há muitos anos atrás, uma amiga minha que cursava enfermagem se deu conta, já no final do último semestre de graduação, que o ó único lugar onde ela tinha gravado seu trabalho de conclusão de curso era no seu computador. Ela fez uma cópia do arquivo que já estava quase finalizado em disquete e uma semana depois teve seu computador roubado.

É uma história quase trágica, mas eu conheço outras bem piores. Uma vez em Belo Horizonte, uma pessoa que teve seu laptop e HD externo roubados dentro do seu carro colocou uma faixa na rua oferecendo ao ladrão dinheiro para ter tudo de volta.

Por maior que seja o valor de um computador ou um HD externo, perder seus arquivos pode trazer um prejuízo incalculável.

Não sou nenhuma expert em informática e a minha intenção aqui não é dizer qual a melhor maneira de fazer um backup dos seus documentos, mas lembrá-lo da importância de fazer isso.

Aqui vão algumas dicas baseadas justamente em histórias de pessoas que eu conheço e em opiniões de quem entende do assunto:

  • Arquivos importantes não podem ser guardados em um único lugar, você talvez só dê a eles sua devida importância quando perdê-los.

  • CDs têm sim um “prazo de validade” e Pen Drives podem queimar a qualquer momento, prefira um HD externo para armazenar a cópia dos seus arquivos importantes.

  • Se os únicos lugares onde seus arquivos estão armazenados são no seu computador e no deu HD externo, eles não deveriam andar juntos. Deixá-los no carro pode ser uma péssima ideia e se você for viajar deixando seu computador para trás, talvez seja interessante deixar o seu HD externo na casa de um amigo ou parente.

  • Você pode optar também por armazenar seus arquivos na “Nuvem”, lembrando que para acessá-los você precisará apenas estar conectado à internet. Eu, mineira e desconfiada que sou, não tenho coragem de manter meus arquivos todos e apenas por lá, mas se você acha mesmo que o Obama não tá nem aí pra você, vá em frente!

  • Cópias de segurança devem ser feitas com freqüência, especialmente se você estiver trabalhando em algum projeto grande ou se tiver acabado de baixar aquelas fotos que você não pode perder de jeito nenhum. Por isso, se você não tem um programa que faz backup dos seus arquivos regularmente para você, anote na sua agenda para fazer isso de tempos e tempos.

Eu acabei de atualizar o meu, e você?

Por Nina Soeiro

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional


Achar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tem sido um grande desafio. É um desafio para mim, para meus amigos e familiares e para a maior parte dos meus clientes.

É extremamente difícil ser coerente e investir tempo, dinheiro e esforço em nossas prioridades pessoais e no trabalho. É fácil ver pessoas que trabalham 10 a 12 horas por dia e que não têm tempo para ir à academia ou para ficar com a família.

Recentemente conheci o termo “Blurring”, que deriva da língua inglesa e serve para definir essa mistura entre vida pessoal e profissional. Sabe qual a surpresa? Em uma pesquisa recente, os brasileiros ficaram em segundo lugar (atrás apenas dos chineses) na lista dos povos que mais fazem blurring.



Para essa pesquisa foram avaliados, entre outros critérios, o hábito de levar o computador para os períodos de férias ou finais de semana e enviar e-mails profissionais de casa antes de ir trabalhar ou até mesmo antes de dormir.

Embora muitas pessoas acreditam que o blurring pode melhorar o desempenho profissional, com certeza ele prejudica muito a qualidade de vida da pessoa.

Muitas vezes é necessário fazer uma separação bem definida da vida pessoal e profissional, como por exemplo:

- Definir horários específicos. Para quem trabalha muito em casa ou faz seus próprios horários isso é ainda mais importante. Lembre-se de que: quanto mais liberdade, mais disciplina temos que ter para poder aproveitá-la.

- Separar e-mails, facebook e telefones. Muitas vezes isso não é necessário, mas nada pior do que um aluno, paciente ou cliente ligando durante a madrugada ou final de semana (é claro que não estou considerando casos de urgência...).

Por fim, é sempre importante avaliar como estamos investindo nosso tempo, afinal de contas isso reflete como investimos nossa vida.

Se você precisa de ajuda para organizar e planejar melhor sua vida, suas prioridades e seu tempo, entre em contato conosco e conheça nossos serviços em www.horizontescoaching.com.  


Por Sabrina Oliveira 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Como dobrar toalha de mesa redonda

                                                                                     
                                                                                     Por Nina Soeiro

sábado, 2 de novembro de 2013

Dicas para guardar suas bolsas


As bolsas mais encorpadas devem ser guardadas em pé, uma ao lado da outra. Você pode guardá-las em uma prateleira ou até mesmo em uma gaveta profunda, o importante é não empilhá-las. Dessa maneira você consegue visualizar tudo de uma vez e escolher mais rápido qual vai usar.

Para mantê-las em pé, eu uso um travesseiro de bebê como enchimento, é super prático e evita que elas deformem.




As bolsas que não tem volume e são mais molinhas podem ser empilhadas. Lembre-se que se você guardá-las em uma gaveta a visualização será mais difícil.




As carteira e bolsas pequenas podem ser guardadas em um caixa ou até mesmo em uma gaveta. No caso da caixa, opte por uma sem tampa, é muito mais prático! Se você precisar empilhar várias caixas, opte por modelos transparentes ou coloque etiquetas para identificar o que está lá dentro.


Por Nina Soeiro

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Planejamento ENEM - Parte II - Durante a prova!

- Leia as orientações da prova. 

- Leia as orientações da prova. Decidi repetir, pois todo ano escuto casos de pessoas que fizeram a prova toda, mas não assinaram, ou não marcaram o tipo de prova ou não transcreveram a frase e aí, a prova não é corrigida. Ou seja, a primeira coisa é assinar, colocar a frase, o tipo de prova e o que mais a orientação mandar!

- Planeje bem o seu tempo. Lembre-se 3 minutos por questão, considerando o tempo de passar o gabarito. Sugiro a cada 15 questões anotar o horário e avaliar se você está dentro do tempo. Não deixe de ficar atento ao tempo, ainda que você nunca tenha tido problema com isso em nenhuma prova.

- Destaque no enunciado e nas alternativas as palavras importantes. Tanto as palavras de comando quanto o que faz a alternativa estar certa ou errada. Faz muita diferença!

- Se você está gastando muito tempo em uma questão, passe para a próxima e volte nela depois. Mas ASSINALE que você a pulou. Nada de fazer um pontinho ou um mini asterisco, faça uma marca grande para você identificar rapidamente em que deve voltar.  Se você já tiver marcado as palavras mais importantes, será ainda mais rápido para fazer a questão depois.


- Não beba muita água, mas também não deixe de beber.

- Se você perceber que seu raciocínio está muito lento e cansado, se você estiver dentro do tempo, faça uma pequena pausa: vale a pena ir ao banheiro, passar uma água no rosto e dar uma espreguiçada (faz MUITA diferença).

- Se você quiser levar um chocolate, guarde-o para o final (últimos 30 minutos). Ele vai te dar energia e te deixar mais atento neste período. Não coma no começo da prova, pois a tendência é ter uma pequena queda de glicose depois que ela aumenta bruscamente e isso te deixaria mais lento.

- Cuidado com as questões que você pulou na hora de passar o gabarito

- Separe bem o tempo para marcar o gabarito. Marque com calma e vá conferindo aos poucos. Isso não é desperdício de tempo.

- Eu vejo muita gente que tenta aproveitar até o último minuto para fazer as questões e depois se desespera, pois tem pouquíssimo tempo para passar o gabarito e acaba errando. É melhor deixar de fazer 2 ou 3 questões e passar o gabarito com calma do que fazer tudo e não ter tempo para passar o gabarito com calma e segurança.

- Tenha confiança no trabalho que você realizou ao longo do ano, mantenha a calma e faça uma ótima prova!

Por Sabrina Oliveira

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Planejamento ENEM: o que fazer nos dias que antecedem a prova!

O ENEM acontece nos dias 26 e 27 de outubro e milhares de candidatos no Brasil inteiro realizarão a prova, seja com objetivo de concluir o Ensino Médio ou como forma de ingresso em Universidades.

Decidi escrever sobre o planejamento para o ENEM devido a alguns pedidos que recebi nestes últimos dias. 

Escreverei sobre os últimos preparativos, considerando que os candidatos já estudaram e se prepararam bem para as provas.

Vou publicar hoje o que planejar nos dias antes do ENEM e no dia 24/10 darei algumas dicas do que fazer DURANTE a prova. 




Para os 7 dias antes do ENEM:

- Conheça o seu local de prova e planeje seu transporte até o local. Todos os anos muitos candidatos chegam atrasados, o trânsito fica ruim e perto dos locais de prova fica lotado, por isso planeje para chegar com antecedência ao local.

- Separe seu material para a prova: documento de identificação com foto e caneta PRETA feita em material transparente. Muitas pessoas não se importam com isso tendo como base o amigo, parente ou vizinho que fez prova com uma caneta que não era de material transparente ou azul... Mas é claro que você não vai se arriscar a deixar de fazer a prova por não seguir as orientações. Compre a caneta (por favor, compre mais de uma e não conte com seus concorrentes para te emprestar uma caneta se a sua começar a falhar).

- Invista no seu sono. Priorize seu sono nestes dias antes da prova. Nada de tentar estudar todo o conteúdo de novo durante as madrugadas. Investir em atividades físicas (tranquilas, sem correr o risco de lesões) é uma ótima opção para diminuir o estresse e ajudar com o sono. Claro que depende de cada caso, mas acho que 1h exercícios aeróbicos seriam muito bem vindos nessa época. 

- Cuidado com sua alimentação. Uma semana antes do ENEM não é o momento para experimentar um salgado, maionese ou o cachorro quente que inaugurou no bairro. Uma gastroenterite demora de 3 a 10 dias para melhorar e nada pior do que ficar com dor de barriga durante a prova. Por isso, coma bem, coisas que você já tem o costume e em locais confiáveis.

- Compre o lanche para você levar para a prova. É importante levar água e lembre-se que são muitas horas de prova. Compre alimentos que te deixarão saciado sem ficar com o estômago muito pesado. Fontes de carboidrato como pães, sanduíches, biscoitos e barrinhas de cereais são boas opções. Não leve muitos alimentos com muita gordura ou com muito açúcar.

- No dia da prova almoce bem, o que você geralmente está acostumado, sem comer demais para não ficar com muito sono durante a prova e sem comer muito pouco para já ficar com fome logo em seguida.

- Dia 24/10 acesse nosso blog para dicas para a prova! 


Para conhecer nossos serviços de Coaching orientando no processo de organização do tempo e dos estudos, acesse o site www.horizontescoaching.com e entre em contato conosco. 

Por Sabrina Oliveira 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

3 maneiras diferentes de usar organizadores tipo colméia


1- Calcinhas e sutiãs



2- Meias, cuecas e bermudas



3- Camisetas



Gostou das dicas? Entre em contato conosco para comprar organizadores ou contratar nossos serviços de organização!

Por Nina Soeiro

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Casamento com saúde financeira

Participei de uma reportagem do Jornal Estado de Minas do dia 22 de setembro falando sobre o Coaching para Noivos e Recém Casados e da importância deste processo para o planejamento da vida a dois.

Vejo que a maioria dos casais planeja detalhadamente a cerimônia de casamento e a lua de mel, mas não planejam como viverão juntos, quais serão as prioridades, em que investirão tempo, dinheiro e energia...

O aspecto financeiro é um dos principais problemas no casamento. Dos casais que se divorciam antes dos 30 anos, 80% coloca como o fator principal os problemas relacionados ao dinheiro... Outro dado que achei interessante foi o de uma pesquisa com pessoas divorciadas: o principal aspecto que elas fariam diferente em um segundo relacionamento seria “conversar mais sobre as finanças”, interessante, não é?

O que me preocupa muito nos casais de noivos é o não planejamento da vida juntos e o grande endividamento com a cerimônia, festa e lua de mel...

A reportagem do Estado de Minas tem um quadro com algumas dicas da Horizontes Coaching e de um consultor financeiro:



Para ler a reportagem completa acesse: 

Se você tem interesse em conhecer o Coaching para Casais, acesse nosso site www.horizontescoaching.com e entre em contato conosco. 

Por Sabrina Oliveira 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Quanto custa manter um carro?

Existem muitos fatores que nos motivam a comprar um carro: a comodidade, a grande utilidade, condições de parcelamentos longos, preços baixos, em alguns momentos IPI reduzido e a má qualidade do transporte público...

Está tão fácil comprar um carro que não é raro vermos famílias com 3 pessoas e 4 carros! Enquanto o número de filhos diminui nas famílias, o número de carros e de vagas aumenta...

O problema é que a maioria das pessoas calcula apenas o custo para comprar o carro e se esquece do quanto o carro desvaloriza por ano, dos gastos com manutenção, seguro, IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, combustível, lavagens e oficina.

O Jornal Metro dessa semana publicou o custo médio mensal para manter um carro considerando todos esses fatores. Como acabei de renovar o seguro do meu carro achei os valores bem razoáveis e a média de km rodados por ano considerada também acho que está próxima da realidade.

O valor surpreende... o custo MENSAL de um Fox 1.0 e de um Siena 1.0 chega a R$ 830,00 (não estou falando aqui de prestação, isso é apenas para manter o carro!)!!! Impressionante, não é? Veja os custos mensais dos 10 modelos mais vendidos: 


É difícil ter essa noção exata, quando vários dos gastos com carro geralmente não ocorrem em todos os meses, como seguro, oficina e IPVA. Por esse motivo sempre incentivo meus clientes a calcularem anualmente, tanto a receita quanto a despesa em cada área.

É extremamente importante considerar esse custo mensal no momento de pensar a compra de um carro, principalmente quando é um segundo, terceiro ou quarto carro da família... por esse valor muitas vezes vale mais a pena andar de táxi, ônibus, metrô e negociar as caronas dentro da família.

Embora eu tenha achado os valores do estudo próximos à realidade, uma coisa eu tenho certeza (e como poupadora que sou, me sinto até orgulhosa neste momento!): faço uma ENORME economia na parte relativa à lavagem do carro e agora tenho um bom argumento para deixar o carro sem lavar por muito tempo!!! 

A Horizontes Coaching tem ajudado muitos clientes a organizarem suas finanças planejando melhor os seus gastos! Se você tem interesse neste serviço entre em contato conosco ou acesse www.horizontescoaching.com.


Por Sabrina Oliveira 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Gaveta masculina tem solução?


Um tio meu conta que na época da faculdade morava em uma república com mais dois amigos. Depois de um tempo morando juntos, ninguém mais sabia de quem eram as meias e até mesmo as cuecas de cada um! A solução (genial) que eles arrumaram foi separar uma única gaveta na casa para onde iam todas as meias e cuecas.

É, homens, talvez por causa de histórias como essa que a fama de vocês não seja a melhor quando o assunto é organização! Puro preconceito. Hoje eu separei uma gaveta masculina para provar que sim, meias e cuecas podem ficar bem organizadas!

A gaveta da foto foi feita em um closet de um casal. A esposa (claro!) precisava de mais espaço para guardar suas roupas enquanto o marido ocupava uma gaveta inteirinha só para bermudas e mais outra para meias e cuecas.

Já escrevi em um post antigo que um dos benefícios da organização é a otimização de espaço. Aqui isso ficou bem claro: com o uso de organizadores adequados, foi possível colocar tudo em uma única gaveta! Além disso, a maneira como as peças são guardadas permite uma visualização rápida de tudo, evitando que seja gasto mais tempo procurando alguma peça.


Por Nina Soeiro

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Para estudantes: Plano de Guerra para passar de ano!

Geralmente usamos o nome Plano de Guerra para um planejamento financeiro em caso de desemprego, mas a situação que abordarei neste post é tão grave que não consegui pensar em outro nome e decidi pegar emprestada essa expressão.

Este post é para estudantes, principalmente para Ensino Fundamental e Médio. Especificamente, falo para os alunos que levaram o ano estudando mais ou menos, sem se dedicar muito e que agora precisam de muitos pontos para passar de ano.

Então, quem não percebeu ainda, o ano já está caminhando para o fim... o calendário escolar encerra no início de dezembro, a maior parte das provas já ocorreu e a maior parte dos pontos já foi distribuída.

Então, se você está na situação de que ainda precisa de muitos pontos para passar de ano, aí vão algumas dicas para você refletir antes de comprometer todo o seu tempo e o dinheiro dos seus pais com aulas particulares. Tente colocá-las em prática que com certeza fará muita diferença em seu desempenho.

1- Tome consciência exata da sua situação:  ela é tranquila, grave, muito grave ou gravíssima? Lembre-se que ficar na média ou acima da média é muito difícil se você não conseguiu isso nas etapas anteriores. Avalie sua situação pensando na quantidade de pontos, na sua habilidade com a disciplina em questão e a quantidade de disciplinas para serem trabalhadas.

2- Assuma sua condição! Se sua situação é grave, assuma e não tente fingir que está tudo sob controle.  Sendo assim, adote uma postura diferente e foque no seu objetivo!

3- Identifique sua dificuldade: geralmente os alunos tiram notas ruins por três motivos principais: falta de estudo, dificuldade no conteúdo ou por dificuldade na interpretação das questões.

4- Conheça seu ritmo. Pense em que horário você consegue se concentrar e estudar melhor e priorize esse tempo.

5- Organize seu tempo de estudo! Para isso, primeiro escreva o que você fez em cada dia da última semana, por exemplo:

Observe que, embora os dois indivíduos não tenham estudado nem um minuto em casa, o indivíduo B está em uma situação pior, pois ele não sabe o que fez em 6 das 24 horas do dia. Lembre-se que o tempo é um recurso muito precioso (falei sobre isso no post de 02 de maio).

Depois de saber com o que você gastou seu tempo na última semana, pense o que você poderia fazer diferente na próxima, considerando que você precisa estudar e dedicar tempo e esforço para isso. É hora de fazer escolhas e deixar de lado alguns compromissos.

6- Aprenda a estabelecer limites e dizer não. Ninguém deveria estar mais interessado em melhorar essa situação do que você mesmo, afinal de contas, você é quem vai enfrentar as consequências destas suas escolhas, seja ficando em recuperação ou arcando com os problemas de uma reprovação. Sendo assim, você é o principal responsável por estabelecer seus limites e dizer não aos compromissos que não contribuirão para o seu objetivo. Lembre-se que é temporário e que você só está neste plano de guerra porque não se planejou antes.

7- Aproveite ao máximo o tempo nas aulas. Tempo é o que você não tem para desperdiçar agora, então esqueça qualquer ideia de mexer no celular ou contar um caso durante a aula. Aproveite esse tempo e isso facilitará muito seu estudo em casa.

8- Treine muito a resolução de questões. Essa será a forma como você será avaliado, então, merece toda a importância! Destaque os comandos e as informações necessárias do enunciado,  isso faz muita diferença!

9- Reveja suas provas antigas e analise seus erros. Isso vai te ajudar a identificar suas dificuldades e evitar que você cometa os mesmos erros novamente.

10- Procure ajuda! A primeira pessoa que você deve procurar é seu professor. Acredite mais nele que em seu professor particular! Por mais que você se sinta envergonhado de procurar seu professor pois você “malandrou”o ano inteiro, acredite em mim, ainda assim ele vai ficar feliz em perceber que você decidiu reagir.

Além disso, também vale pedir ajuda aos colegas, tanto para estudar com você e te ajudar nas dificuldades, quanto para te incentivar a cumprir seu horário de estudos.

Nestas situações, um professor particular também costuma fazer muita diferença e ajuda demais (afinal de contas, é guerra!!!), mas peça indicação e dê preferência para alguém com experiência... neste momento evite os universitários sem experiência em sala de aula, pois eles sabem muito o conteúdo, mas geralmente não sabem o que é importante focar e as principais dificuldades dos alunos.

11- Por fim, estude, estude e estude... você colherá os resultados do seu esforço!

Se precisar de mais ajuda para se organizar e organizar seus estudos, entre em contato conosco ou acesse www.horizontescoaching.com.


Por Sabrina Oliveira 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Sapatos em prateleiras


Algumas pessoas não abrem mão de guardar os sapatos em caixas, outras preferem as prateleiras e ainda outras acham que o melhor mesmo é guardá-los em gavetas!

Não existe uma única maneira correta de guardar os seus sapatos, mas se você não consegue visualizar todos eles ao abrir o armário, provavelmente vai se esquecer de usar alguns pares!

Para evitar que isso aconteça ao organizar seus sapatos em prateleiras profundas, coloque um pé de sapato à frente do seu par, e não um ao lado do outro. Dessa forma você evita que alguns pares fiquem esquecidos lá no fundo do armário!   

Por Nina Soeiro

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Aprendendo a gastar $$$

Embora a maioria dos meus clientes diga que já nasceram sabendo gastar dinheiro, acho que é necessário para todo mundo pensar em como está gastando este recurso.

Não é apenas aprender a gastar, mas aprender a gastar com sabedoria, deixando a vida melhor e sendo coerente com as nossas prioridades.
O primeiro passo para aprender a gastar com sabedoria é se conhecer, conhecer o que é importante para você e qual o seu perfil financeiro (veja o nosso post do dia 1º de agosto).

As estratégias para quem é gastador, descontrolado ou desligado serão abordadas em um próximo post. No momento quero falar para os poupadores sobre como aprender a gastar e para isso falarei de mim mesma.
Então, sou uma poupadora, fixo em um objetivo e não meço esforços para consegui-lo. No entanto, em 2006 morei a trabalho na França e no final da minha estadia minha irmã (super fofa) encontraria comigo e faríamos uma viagem longa pela Europa.

Eu ganhava bem, recebia em euros, mas eu juntava tudo o que eu podia para essa viagem. A viagem foi ótima, nos divertimos e passeamos muito, mas quando eu voltei eu vi que se eu soubesse gastar com sabedoria eu tinha aproveitado muito melhor meu tempo em que eu morava na França... a ÚNICA coisa que eu comprei para mim neste tempo foi um cachecol em um dia que fazia muito frio... eu não comia muitas coisas diferentes e nem passeava muito, economizando para meu objetivo final.

Eu percebi que eu deveria saber gastar melhor... afinal de contas, eu sempre trabalhei muito e seria bom e saudável que eu pudesse usufruir deste dinheiro não apenas para meus objetivos futuros, mas também para aproveitar as coisas boas do presente.

Desde então passei a separar mensalmente uma parte do meu salário, ainda que pequena, para eu gastar com coisas para mim, ainda que fossem caras, ainda que eu não achasse necessárias, mas que eu gostaria...
Quando eu casei eu achei que seria essencial continuar tendo esse meu dinheiro e sugeri que meu marido também tivesse o dele e só temos resultados positivos disso (muitos resultados positivos).

Com isso, minhas experiências nas últimas viagens foram MUITO diferentes e resolvi compartilhar minha experiência da última viagem (em julho, para os Estados Unidos).
Para essa viagem, eu tinha juntado nos meses anteriores R$ 1300,00 para gastar com coisas para mim... isso deu aproximadamente $ 500,00 e eu pude comprar várias coisas que eu queria, que eu precisava, que não precisava mas achei bacana e eu vi que consigo aproveitar melhor o resultado do meu trabalho... Coloquei uma foto do que comprei com esses $500,00:

Foram 12 camisas, 2 calças, uma bota, uma bolsa, dois relógios, um óculos escuro, uma armação de óculos de grau, vários produtos para cabelo e de maquiagem, um lenço e uma garrafinha térmica.

Se eu não tivesse esse dinheiro separado provavelmente eu não teria comprado nem 20% dessas coisas, pois eu não me sentiria à vontade gastando o dinheiro (agora meu e do meu marido) com estes produtos, embora meu marido sempre me apoiasse nisso...

Além disso, nós temos algumas divisões em relação ao que poupamos: parte é para a aposentadoria, parte para nossos planos em médio prazo (mais ou menos 5 anos) e parte é para nossas viagens, que é uma prioridade hoje para a gente.

Conheço muitas pessoas e alguns clientes que já se beneficiaram com essa estratégia... Se você é poupador vale a pena tentar e olhar não só para o futuro, mas também para o hoje.

Se precisar de ajuda para se organizar financeiramente, consulte nossos serviços ou nosso site www.horizontescoaching.com

Por Sabrina Oliveira