sexta-feira, 17 de maio de 2013

15 hábitos que me faziam comer mal


Em 2009 eu descobri que estava com o colesterol alto. Eu tinha 24 anos, trabalhava muito, não fazia atividade física e comia mal. Comia mal porque não me preocupava com o que eu comia. Fui a uma nutricionista, ela me passou uma dieta, mas achei muito difícil seguir. Desde de 2009 tenho lutado para melhorar minha alimentação e minha saúde. Percebi que precisava conhecer meus hábitos para mudá-los.

Hoje eu me alimento bem, planejo minha alimentação, tenho meus horários para comer, trabalho menos e invisto em minha saúde.

Para elaborar as estratégias para mudar minha alimentação, tive que conhecer os hábitos que estavam me atrapalhando e listo aqui, 15 hábitos que eu tenho e que precisei conhecer para aprender a me alimentar melhor:

  • Eu tinha o hábito de comer tudo até o final, mesmo que estivesse ruim ou que eu estivesse cheia. Sem perceber eu ia comendo até acabar.
  • Eu perdia o controle do que eu comia no self-service. Acabava com um prato de pedreiro de 600g e juntando com meu hábito 1, saía com a barriga super pesada sem conseguir fazer mais nada a tarde.
  • Eu comia mal à noite.
  • À noite, quando eu estava com fome, sempre optava pelo mais prático.
  • Depois que eu chego em casa , eu geralmente não saio fácil.
  • Quando eu como chocolate, eu fico com mais vontade de comer nos dias seguintes. Algumas pessoas comem e pronto, passa a vontade... mas eu não, quando eu como me dá mais vontade... 
  • Eu adoro receber pessoas em minha casa, mas eu comprava muita coisa pra recebê-los, então eu comia mal quando recebia e nos 3 dias seguintes, comendo o que sobrou do encontro.
  • Quando eu vou lanchar fora, dificilmente eu comia bem. Sempre acabava comendo coxinha e refrigerante! Ixi, deu até vontade agora.
  • Eu comia mal em festas e eventos. 
  • Eu não gosto de refrigerante, mas bebia em festas e quando saía pelo simples costume de pedir refrigerante. Quando não tem suco eu também não pedia água porque era um pouco resistente em pagar caro pra beber água. 
  • Quando eu tô cansada ou doente a última coisa que eu quero é pensar no que eu  deveria comer. 
  • Eu não resisto a chocolate quando está a vista.
  • Na TPM eu comeria todos os chocolates do mundo. Juntando com o hábito de que quando eu como chocolate eu tenho mais vontade de comer nos dias seguintes, todo o esforço costumava ir por água abaixo.
  • Viagens são meu ponto fraco e acabo perdendo todo meu esforço em viagens. Teve um ano que eu comecei com 62 kg, emagreci 4 kg, aí fui fazer uma viagem para o Canadá, a trabalho por 1 mês e engordei 4 kg... fiquei mais 5 meses para emagrecer e no final do ano, voltei ao Canadá e engordei mais 3 kg!!!! 
  • Eu achava que eu não gostava de salada. Descobri que eu não gosto de alface, e isso me deixava resistente com as saladas. Descobri que gosto de espinafre, agrião, cenoura e tomate..

É claro que só conhecer os hábitos não leva a mudança nenhuma. Com base nesses hábitos tive que elaborar muitas estratégias para poder comer bem. Postarei essas estratégias em breve!! E você, conhece seus costumes que te atrapalham?

Por Sabrina Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário