quinta-feira, 30 de maio de 2013

Organizando utensílios de limpeza


Há alguns anos atrás, trabalhei em um lugar que recebia hóspedes. Éramos 11 pessoas morando e trabalhando lá, e nossas tarefas iam desde fazer rapel e caminhada com os hóspedes até cozinhar e fazer faxina. Como cada dia uma pessoa diferente era responsável por uma tarefa, existiam várias regras de organização para tudo funcionar perfeitamente.

Uma das coisas que eu aprendi foi separar tudo por cor. Se você (e somente você) limpa a sua casa, talvez isso possa parecer uma bobagem. Mas quando outras pessoas usam panos, esponjas e escovas para limpar diferentes ambientes, ter uma cor pra cada coisa pode evitar alguns transtornos (do tipo encontrar por acaso uma esponja do banheiro lá na cozinha).

Na minha casa eu decidi escolher uma cor para a cozinha, outra para o banheiro e outra para o restante da casa. Ficou assim:


Além disso, eu também escolhi uma cor para os baldes que seriam para deixar roupas de molho e outra cor para os baldes que seriam usados para panos de chão. Você pode também escolher uma cor para os materiais de lavar o carro e evitar ouvir aquela perguntinha básica do marido: “Amor, qual pano eu posso usar?”

Se você já tem muitos materiais de limpeza em casa e não pretende se desfazer deles para comprar novos de outras cores, uma boa alternativa é a caneta que escreve em tecidos. Você pode escrever: POEIRA, COZINHA, BANHEIRO, VASO SANITÁRIO e o que mais você quiser para deixar tudo organizado. Nesse caso, aproveite para guardar os panos em caixas de cores diferentes (uma para cada ambiente, por exemplo), evitando que você precise desdobrar o pano para ler o que está escrito.


Por Nina Soeiro

Um comentário: