domingo, 19 de maio de 2013

Montando um enxoval básico

Minha avó conta que na casa dela tinha um baú tão grande que cabia um colchão de casal dobrado lá dentro. Quando ela ficou noiva, disse que só casava depois de encher o baú com seu enxoval. Ela encheu o baú, casou em 1952 e até hoje tem lençóis que a mãe dela bordou.

Bom, os tempos mudaram e já não se ouve mais falar de enxovais para a vida inteira. A minha avó demorou muitos e muitos anos para comprar um conjunto de roupa de cama, assim como a minha mãe, que resolveu começar a refazer seu enxoval quando eu comecei a fazer o meu para me casar.

Com poucos anos de casada eu já queria comprar um conjunto de roupa de cama diferente dos que eu já tinha e fiquei imaginando que minha consciência não permitiria isso se eu tivesse em casa 12 jogos novinhos esperando para serem usados. Por isso, a minha primeira dica sobre montar um enxoval é esta: não exagere! Você certamente terá vontade de comprar coisas novas e sua consciência ou seu espaço poderão limitá-la.

Antes de começar a montar seu enxoval, algumas perguntas precisam ser feitas:
Você já sabe onde vai morar? Se a resposta for sim, o tamanho da cama que você escolheu cabe na sua nova casa? E a mesa de jantar, será redonda, quadrada ou retangular? De qual tamanho?

Vamos por partes: se você não sabe ainda nem onde vai morar, comece seu enxoval pelas toalhas de banho e itens de cozinha e espere mais um pouco para continuar. Assim você corre menos risco de cismar que quer uma cama king size e depois ter que colocá-la num quarto apertado, encostada na parede embaixo da janela (tenho que dizer que meu lado arquiteta se contorce de pensar nisso).

Considerando que você já sabe onde vai morar ou pelo menos tem certeza de que seu orçamento é capaz de pagar por um lugar que cabe a cama dos seus sonhos, então já podemos pular para a segunda parte: você tem espaço suficiente para guardar o seu enxoval?

Como espaço hoje está faltando para muita gente, eu fiz uma lista básica do que você vai precisar, com algumas dicas para você ter cuidado na hora de escolher.(Considerei uma casa para um casal que tem um quarto de hóspedes com uma cama de solteiro ou uma bicama)

Cama

Casal
  • 1 protetor de colchão
  • 2 travesseiros
  • 2 protetores de travesseiro
  • 2 fronhas avulsas
  • 3 jogos de cama de casal (enquanto um está em uso, o outro está lavando e o terceiro está reservado para uma emergência)
  • 1 manta/cobertor
  • 1 edredom
  • 2 colchas

Hóspedes
  • 2 travesseiros
  • 2 protetores de travesseiro
  • 2 jogos de cama de solteiro
  • 2 mantas/cobertores
  • 1 ou 2 colchas

Banho

Casal
  • 3 jogos completos de toalhas (cada jogo tem 2 de banho, 2 de rosto e 1 piso)
  • 2 toalhas avulsas (para clube, praia, etc)

Hóspedes
  • 2 toalhas de banho
  • 2 toalhas de rosto
  • 2 pisos

Lavabo/Banheiro Social
  • 5 toalhas avulsas de rosto

Mesa
  • 1 toalha para festas e ocasiões especiais
  • 3 toalhas para uso diário
  • 2 jogos americanos
  • 3 guardanapos para cesta de pães
  • Guardanapos (se você tiver o hábito de usar guardanapos de pano, compre para o número de pessoas que couberem na sua mesa)

Cozinha
  • 10 panos de prato
  • 6 toalhas de mão
  • 2 pegadores de panela
  • 2 aventais
  • 3 flanelas
  • 4 panos de chão

Dicas:
  •  Um edredom de capa é uma boa opção para você mudar sempre o visual da sua cama sem ter que ocupar muito espaço na rouparia. Além disso, ele é ótimo para substituir a colcha no inverno, pois você pode trocar a capa toda semana e lavá-la na máquina mesmo, junto com o restante da roupa de cama. (Além, é claro, de evitar que toda noite de inverno você retire a colcha, pegue o edredom no armário, no dia seguinte guarde o edredom e volte com a colcha para cama. Muito mais prático.) Se você optar por ele, compre 2 ou 3 capas.

  • Na hora de escolher as colchas que você vai comprar, pense no volume que elas vão ocupar quando estiverem guardadas. Colchas mais finas são também muito mais práticas na hora de você arrumar a cama, pois são mais leves e por isso podem ser manuseadas com mais facilidade. Observe a diferença das duas colchas abaixo:



  • Para evitar que seu marido use a sua toalha sem querer, você pode montar seus jogos de toalhas com cores diferentes. Para isso, porém, é preciso tomar alguns cuidados: toalhas verdes (mais escuras), vermelhas e vinho tendem a soltar tinta na hora de lavar. (Acredite: isso acontece até com algumas marcas consideradas boas). Por isso, evite fazer, por exemplo, um jogo de toalhas vermelhas e brancas. A minha sugestão é que você combine cores mais claras ou monte um jogo, por exemplo, com uma toalha azul mais escura e uma azul mais clara. Mas se vermelho é mesmo a sua cor preferida, faça então um conjunto completo todo vermelho, assim você poderá ao menos lavá-lo junto na máquina.











  •  Deixe para comprar panos de prato por último. Acredite: você ganhará muitos deles quando correr a notícia de que você vai se casar.

 Por Nina Soeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário