sábado, 18 de maio de 2013

Estratégias que adotei para comer bem


Esse post só faz sentido se vc ler o anterior (postado ontem), sobre os meus hábitos me faziam ter uma alimentação ruim. 

Depois que eu identifiquei aqueles hábitos, pensei em estratégias para corrgí-los e isso tem funcionado muito bem! :) 

Algumas das estratégias: 

  •    Aprendi a deixar a comida. Não tenho orgulho de deixar comida no prato, mas também não acho que me entupir de algo que eu não gosto, e que já estou satisfeita, vai resolver o problema da fome do mundo.
  •    Defini o que eu devo comer no almoço: salada, uma colher grande de arroz (se tiver integral é melhor), uma concha de feijão, uma colher de sopa de legume cozido (abobrinha, abóbora, chuchu) e uma colher de alguma folha refogada (couve, espinafre...) e uma carne. Pronto, agora, no self-service, eu posso ter milhões de opções, cheia de coisas gratinadas que dificilmente eu resistiria e continuo comendo bem.
    As fotos a seguir foram do almoço de hoje no restaurante     Almirante, no Gutierrez. Lá tem muitas opções, mas fiquei firme do que eu deveria comer e estava tudo gostoso e não exagerei em nada: 
                       
   
  • Programo as refeições da noite com meu marido no domingo para a semana toda. Fizemos umas fichas com opções de lanches. Aí programamos tudo na semana, compramos na segunda e aí, com os lanches planejados e tudo comprado, fica sem problema nenhum. Coloquei a foto do nosso quadro com os lanches da noite. 
    
  •  Eu aprendi a emendar as compras nas minhas atividades, pois depois que chego em casa eu não vou animar de sair.
  • Aprendi a pensar melhor quando receber as pessoas, calcular melhor as quantidades, comprar menos, ainda que fique mais caro. Por exemplo, tenho comprado sorvetes pequenos. São mais caros, mas não sobram tanto e na verdade sorvete não é uma tentação pra mim.
  • Planejo meus lanches (vou fazer um post só sobre isso) Agora passo a semana inteira sem fazer nenhum lanche comprado em lanchonete... é muito fácil carregar esses lanches.
  • Antes de sair para uma festa, costumo comer alguma fruta ou iogurte, pois chegar mais satisfeita me ajuda a comer melhor.
  •  Aprendi a pedir suco natural nos restaurantes quando não tem, aprendi a pedir água.
  •  Não deixo chocolate à vista. Quando vou à casa da minha sogra, sempre tem uma caixa de Ferrero Rocher na cabeceira de onde eu durmo (vida ruim, hein?). Aí eu já peço pro meu marido guardar na mala e comemos geralmente quando vai alguma visita e aí engordamos comemos todos juntos. E quando eu estou de TPM, se não tiver chocolate a vista eu tb não vou sair pra comprar, pq o habito de não sair (segundo meu marido: “romper o portão do prédio”)  é maior do que o de comer chocolate.
  • Eu faço uma avaliação semanal da minha alimentação durante a semana, então até me permito comer mal quando estou doente e muito cansada, mas como faço uma avaliação semanal consigo retomar minha rotina depois. Isso é bem simples, só anoto se foi ruim, boa ou ótima! Provavelmente daqui um tempo não precisarei mais fazer isso, mas por enquanto ainda estou em processo de mudança e isso me ajuda muito.  
  • Em viagens aprendi a comer melhor, divido os pratos com meu marido, procuro lugares com cozinha para poder fazer uma ou outra refeição.... Além disso compro algumas frutas e outros lanches no supermercado o que tb ajuda muito. Quando viajo a trabalho, as vezes fico 1 mês, aí eu faço atividade física pelo menos 3 vezes por semana. Isso é quase um milagre pra mim pq eu fui sedentária por muito tempo e nesses anos todos tentei 6 vezes fazer academia e não conseguir fazer. 

    A verdade é que mudar dá trabalho e comer bem também. Mas os resultados valem a pena se queremos investir em nossa saúde e no nosso futuro! Espero que tenham gostado!!!  

Por Sabrina Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário